Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita lançam Edital de Projetos 2021
Empresa avalia positivamente resultados de iniciativas patrocinadas pelo Edital, bem como os 14 projetos do Vale do Jequitinhonha viabilizados com recursos dessa parceria celebrada por meio de termos de colaboração em 2020
As inscrições para o Edital de Projetos 2021 da Fundação Aperam Acesita já estão abertas. O objetivo do edital, que tem como público-alvo organizações sem fins lucrativos, é incentivar e viabilizar o desenvolvimento de projetos e iniciativas sociais que propiciem melhorias das condições de vida das pessoas que vivem nas comunidades localizadas nas áreas de influência, abrangência e atuação da Aperam South América e da Aperam BioEnergia.
“Estamos celebrando a décima edição do Edital de Projetos, focado no desenvolvimento comunitário das localidades de nossa atuação, com a missão de promover o desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades. Essa é uma das ferramentas que utilizamos para fomentar ações que contribuem com a população do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Aço, regiões onde a Aperam mantém suas principais atividades”, comenta o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.
Desde 2012, a Fundação Aperam Acesita realiza o seu Edital de Projetos, que já beneficiou mais de treze mil pessoas e contabiliza mais de cem projetos aprovados e desenvolvidos com sucesso. “As iniciativas apoiadas são voltadas à melhoria dos atendimentos prestados pelas organizações sociais, com projetos de melhoria da qualidade da educação, proteção e defesa do meio ambiente, fomento à cultura, qualificação profissional e geração de renda”, sublinha o presidente.
Com recorde de projetos apoiados em 2020, foram dezesseis iniciativas contempladas pelo Edital, impactando a vida de duas mil e quinhentas pessoas. Quatorze desses projetos foram desenvolvidos no Vale do Jequitinhonha, nas cidades de Itamarandiba, Capelinha e Veredinha.
Entre esses projetos, está o Ler é saber, desenvolvido pelo Centro Social Mali Martin, em Itamarandiba. A iniciativa teve como propósito despertar o prazer da leitura entre os alunos e aguçar o seu potencial cognitivo e criativo por meio da linguagem oral e da escrita, instrumentos essenciais ao processo de aprendizagem. Ainda em relação à leitura, ela foi abordada privilegiando o seu valor como fonte de informação ao que é factual e via de acesso a mundos criados pela literatura.
“O Ler é saber tem como objetivo incentivar a leitura. Infelizmente, devido à pandemia do coronavírus, tivemos que readequar nosso projeto. Ele foi desenvolvido de forma híbrida. Por um período, as atividades presenciais foram suspensas, precisamos nos reinventar, com a criação da oficina de leitura on-line e alcançar o nosso principal objetivo, motivar os alunos a ler”, pontua o diretor do Mali Martin, Ernani Geovani de Sousa.
Outro projeto contemplado pelo Edital foi o Cultivar com sustentabilidade, desenvolvido pela Apae de Capelinha. Por meio do edital foi implantado um sistema de captação de água de chuva para a manutenção da horta da associação. Os recursos captados foram aplicados na aquisição de materiais, insumos e ferramentas necessárias para a criação desse sistema. A iniciativa possibilitou o aumento da produção da horta e reduziu as despesas com a utilização de água encanada, garantindo uma alimentação saudável e variada aos alunos e seus familiares. A iniciativa contemplou 163 alunos, 155 familiares, além de dez funcionários da entidade.
A iniciativa, de caráter inclusivo, envolveu pessoas com deficiência e seus cuidadores. Objetivando promover a qualidade de vida desse grupo, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Emater. “A horta é um dos trabalhos que temos realizado em nosso centro de convivência, e que nos possibilita trabalhar com os alunos e seus familiares a importância de se ter uma alimentação saudável por meio do consumo de alimentos orgânicos, além de ensinar como cultivar esses alimentos. E nós aproveitamos essa mola mestra, que é o Centro Dia, para trabalharmos também a interação e a socialização dos nossos alunos”, frisa a coordenadora da Apae de Capelinha, Maria Das Dores Rocha, a Tia Ninha.
Há quase três décadas, a Apae presta atendimento filantrópico a pessoas com deficiência no município de Capelinha. “É muito importante essa iniciativa do Edital, apoiar instituições no desenvolvimento dos seus projetos. Por sermos uma organização de filantropia, precisamos muito contar com iniciativas como essa de cooperação, que envolve e abraça as nossas causas”, conclui a coordenadora.
SERVIÇO
As inscrições para o Edital de Projetos 2021 vão até o dia 10 de outubro de 2021, pelo site www.aperambioenergia.com.br. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail fundacao.promocaosocial@aperam.com.