Aperam BioEnergia desenvolve o Progearte
A Aperam BioEnergia deu início ao Programa de Gestão de Artesanato – Progearte, em Turmalina, uma ação desenvolvida em parceria com o Senar Minas, Clube do Galope e a Secretaria de Cultura e Turismo.
“O programa busca promover a profissionalização do artesão mineiro, adequando a criação e produção artesanal, maximizando sua lucratividade por meio de estratégias de gestão e marketing”, explica Aline Gontijo, instrutora do Senar Minas, acrescentando que o programa consiste na capacitação de artesãos culminará na realização de uma feira no mês de janeiro.
O Progearte será desenvolvido em dez módulos, nos formatos presencial e à distância, totalizando a carga horária de 192 horas. Os módulos abordarão os seguintes temas: Diagnóstico Técnico e Gerencial; Empreendedorismo; Gestão Financeira Aplicada ao Artesanato; Marketing; Monitoramento da Qualidade e Orientação Profissional; Marketing Digital; Associativismo; Monitoramento da Qualidade e Orientação Profissional; Organização e Preparação para a Feira de Artesanato e Feira de Artesanato.
Rita, artesã de Turmalina, cresceu plantando algodão e tecendo cobertores junto dos seus pais. Ela aprendeu a bordar com a tia de seu marido que é bordadeira mestra na região. A partir desse aprendizado, ela se uniu à Associação dos Artesãos de Turmalina (Astur), onde participou de capacitações. “O Projearte veio agregar conhecimentos ao que venho construindo a partir de minhas atividades artesanais. Profissionalizar nosso processo, mostrar toda a beleza que existe no artesanato do Vale do Jequitinhonha é maravilhoso”, observa Rita.
Na feira, aberta ao público em geral, que será realizada ao final do projeto, o público terá a oportunidade de conhecer as criações do grupo de artesãos participantes do Progearte, bem como adquirir as peças produzidas ao longo da capacitação.
“A Feira será o espaço onde os artesãos irão expor seus produtos transformados a partir dos conhecimentos adquiridos no curso sobre identidade visual, etiquetamento e embalagem adequada para as criações. Todos os temas estudados ao longo do curso serão responsáveis pelos diferenciais das peças produzidas a partir das aulas”, afirma a Analista de Projetos da Fundação Aperam Acesita, Regisllainy Cobucci.