Do Lixo ao Luxo: Projeto no Jequitinhonha transforma resíduos em arte e consciência ambiental
21/01/2026
A Associação Regional de Artesãos e Produtores da Agroindústria do Alto Médio do Jequitinhonha – Arte Viva do Jequitinhonha realizou o evento de encerramento do projeto “Café, garrafa, retalho e arte: as possibilidades da reciclagem”. A iniciativa foi aprovada no Edital de Projetos Fundação Aperam Acesita – Ambiental 2025 e contou com o apoio da Fundação Aperam Acesita e da Aperam BioEnergia.
O objetivo central foi demonstrar à população o potencial de materiais que, embora abundantes na região, costumam ser descartados sem que se conheça sua utilidade. Josimar, a ex-presidente da Arte Viva e membro da ProArt, explicou que o projeto nasceu da necessidade de aproveitar essa matéria-prima subutilizada. Ela destacou, por exemplo, o uso da casca e da entrecasca do café, que podem ser transformadas em colagens ou em uma massa com aspecto de MDF.
“Elaboramos esse projeto para mostrar à população todo o potencial que o município dispõe, a um recurso de baixo custo e como ele pode ser trabalhado. Penso que o conhecimento deve ser dividido” Disse Josimar.
A atual presidente das associações Arte Viva e ProArt, Dona Vicência, também enfatizou a transformação de itens cotidianos, como rótulos de garrafas pet, em flores e vasos decorativos, utilizando também elementos colhidos na natureza. Além da técnica artesanal, Dona Vicência aproveitou a oportunidade para fazer um alerta ambiental sobre o uso excessivo de sacolas plásticas no comércio, incentivando as donas de casa a reduzirem o consumo para evitar a degradação da natureza.
“Você pode transformar do lixo pro luxo. É um alerta para a dona de casa colaborar e pensar no meio ambiente; a natureza agradece quando começamos a observar e levar menos sacola para casa”, relatou Dona Vicência.
O encerramento do projeto reafirmou a importância da divisão de saberes e do apoio de editais ambientais, como o da Aperam, para promover a sustentabilidade e a economia circular no Vale do Jequitinhonha.

