Novidades da Aperam

1º Encontro Formação Continuada no Vale do Jequitinhonha

03/07/2019

Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita realizam encontro para orientar e traçar estratégias juntos aos especialistas da Educação 

Evento deu início às ações da Formação Continuada no Vale do Jequitinhonha e debateu o currículo socioemocional e sua relação com o IDEB 

Nos dias 27 e 28 de junho, a Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita realizaram o 1º módulo  com gestores e especialistas da Educação, para debater o tema “Relação IDEB – Atuação Socioemocional”. Esta ação faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Fundação Aperam Acesita em parceria com as  Secretarias Municipais de Educação. 

O evento envolveu 140 educadores, entre secretários de Educação, diretores e especialistas. Na quinta (27), o encontro dos municípios de Minas Novas, Turmalina e Veredinha recebeu 70 profissionais. Na sexta (28), foram 70 participantes de Capelinha e Itamarandiba.

A formação foi orientada pelo administrador e gestor de Projetos, Paulo Henrique Silva, e pela doutoranda em Psicologia Social, Marli Andrade. Os mediadores, a partir de exposição dialogada com os participantes, abordaram a prática para a implementação do currículo socioemocional e sua relação com o IDEB. 

Novos olhares

O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, ressaltou que a preparação é importante para uma transição suave das aprendizagens essenciais nas redes de ensino. “Os profissionais da educação são responsáveis pela formação do futuro do nosso país. Com a modernização do ensino, incluindo novos métodos e tecnologias, voltamos os olhares para o preparo desses profissionais que utilizarão esses novos recursos na prática pedagógica. Quanto mais preparados estiverem, melhor será a qualidade do ensino”, declarou.

Troca de aprendizado

Marli Andrade, que é também psicopedagoga e pós-graduada em Educação Especial, elogiou o ambiente de discussão durante o encontro. Segundo ela, o evento ocorreu em clima escuta, diálogo e produção coletiva. A palestrante ainda destacou a importância da capacitação para os profissionais da educação. 

“Com a chegada da BNCC e do Currículo Referência de Minas, focados em habilidades e competências, visando ao desenvolvimento integral dos estudantes, considerando-os como sujeitos multidimensionais, é importante que a formação continuada se organize nestes propósitos em que gestores e especialistas possam alinhar a comunicação e o planejamento, para os alcances dos objetivos do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino no Vale do Jequitinhonha”, disse.

Início da mudança

A pedagoga Cléria Cordeiro, da Secretaria Estadual de Educação, não escondeu sua satisfação pela participação no encontro e a expectativa pelo próximo módulo. “Os palestrantes clarearam e sacudiram nossas mentes sobre a BNCC e suas competências. A partir do aprendizado adquirido, já foi possível compartilhar com meus educadores os novos conhecimentos e adotar novas argumentações. Agradecemos a Aperam o apoio e incentivo na formação. Estou ansiosa pelo segundo encontro”.

Formação Continuada

A proposta surgiu a partir do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Aperam South America, por meio da Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia. Está alinhada à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e particulares em todos os níveis de ensino. O Currículo Referência de Minas Gerais será efetivamente cobrado a partir de 2020. Este é, portanto, um ano de transição e de adequação para os municípios.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

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