Projeto detalha processo de produção do carvão vegetal
Aperam BioEnergia recebe comitivas com representantes do poder público, de instituições e empresários nas unidades de Capelinha e Itamarandiba
Um dia em campo para conhecer o processo produtivo do carvão vegetal utilizado como matéria-prima do aço verde, produzido pela Aperam South America. Essa foi a programação das quatro comitivas que visitaram a Aperam BioEnergia na última semana, em Capelinha e Itamarandiba. Em quatro dias, mais de 50 visitantes participaram do projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia”, que visa também aproximar a empresa das comunidades onde atua.
A abertura das visitas foi feita pelo gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, com destaque para a apresentação sobre o aço verde e, em seguida, orientações de segurança para trafegar nas áreas internas da BioEnergia. “Com as visitas, podemos mostrar porque somos uma Empresa sustentável. A resposta está nas metodologias ambientalmente corretas que utilizamos, nos investimentos em projetos sociais desenvolvidos nas comunidades onde atuamos e, principalmente, na capacitação e segurança dos nossos empregados”, ressaltou o gestor.
Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, receber representantes das cidades vizinhas nas unidades da Aperam BioEnergia estreita o relacionamento com as comunidades. “As iniciativas desenvolvidas no Vale do Jequitinhonha pela Fundação Aperam Acesita e pela BioEnergia podem ser melhor discutidas com a proximidade que as visitas à Empresa nos proporciona. Esse contato é de suma importância para as ações promovidas na região”, reforçou o presidente, que também recepcionou os visitantes em três das quatro visitas realizadas na última semana.
Itamarandiba
A comitiva formada por servidores públicos e representantes do Legislativo Municipal de Itamarandiba visitou a unidade da Aperam BioEnergia, localizada no município, na última terça-feira (29/08). Após a abertura, os visitantes percorreram a área técnica de Melhoramento Genético, o viveiro de mudas, o laboratório Entomológico, onde é feito o Controle Biológico de Pragas, a área de Colheita mecanizada do eucalipto e a Unidade de Produção de Energia (UPE) Cruz Grande. Ainda na região de Cruz Grande, a comitiva passou pela área de Silvicultura e pela Reserva Guapuruvu, localizada no município.
A presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba, vereadora Lourdes Gomes Vieira, se surpreendeu com os processos e tecnologias utilizados pela Empresa na produção do carvão vegetal. “Foi uma satisfação poder observar de perto o funcionamento da Aperam BioEnergia. O momento nos trouxe a oportunidade de conhecer melhor os projetos desenvolvidos pela Empresa em nosso município, mas também de ampliar o diálogo para debater sobre novas demandas de Itamarandiba. A união da Aperam com poder público e empresários da nossa cidade poderá trazer ainda mais melhorias para os nossos cidadãos”, declarou a presidente da Câmara de Vereadores.
No sábado (02/09), foi a vez de outros 12 representantes da equipe diretiva da Escola Estadual Mestre Bezinha Gandra, também de Itamarandiba, participarem do projeto. O roteiro da comitiva seguiu para a área técnica de Melhoramento Genético, logo após a abertura no escritório. Depois, os visitantes foram conduzidos ao viveiro de mudas, ao laboratório Entomológico, onde é feito o Controle Biológico de Pragas, seguindo para a área de colheita mecanizada de eucalipto, na região de São Bento, e finalizando na UPE São Bento.
Capelinha e Turmalina
Na quarta-feira (30/08), a Aperam BioEnergia recebeu os empresários de Turmalina. Depois da abertura da visita no escritório de Capelinha, a comitiva seguiu para a Unidade de Produção de Energia (UPE) Pontal e para uma área degradada em fase de recuperação pela Empresa. De lá, os visitantes deslocaram para observar a colheita de eucalipto mecanizada e para a área de Silvicultura.
Mais uma vez visitando a Aperam BioEnergia, o empresário Jeferson José Lopes, da Drogaria Helofarma, de Turmalina, se surpreendeu ao rever e conhecer novas as ações da Empresa realizadas junto às comunidades. “As visitas valorizam as boas iniciativas e investimentos que a Aperam BioEnergia realiza em nosso município. A cada encontro esclarecemos dúvidas sobre os projetos e tecnologias, que nos auxiliam a divulgar as ações da empresa pela cidade”, revelou o empresário.
O roteiro de visitas da última sexta-feira (01/09), em Capelinha, contou com a presença da vice-prefeita da cidade, Élida Cícera Machado Cordeiro, a Dona Élida, e por oito vereadores da Câmara Municipal. Os visitantes conheceram a área de colheita mecanizada de eucalipto, uma área degradada em fase recuperação pela Aperam BioEnergia e pela UPE Pontal.
“A organização da Empresa, a preocupação com a segurança dos empregados, as ações voltadas para a preservação e manutenção do meio ambiente são iniciativas que mais me impressionaram durante a visita. Enfim, vi uma Empresa moderna, sólida, envolvida com as questões regionais, locais, tendo como princípio a preservação do meio ambiente. A Aperam BioEnergia é peça-chave na geração de emprego e renda em nossa cidade”, comentou a vice-prefeita de Capelinha, Dona Élida Cícera.