Novidades da Aperam

Capacitações garantem oportunidades no Vale do Jequitinhonha

28/04/2017

Parceria entre Aperam BioEnergia, Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba amplia cursos para moradores das comunidades rurais da região

Aprender um novo ofício, encontrar seu espaço no mercado de trabalho ou melhorar a realidade do local onde vive está mais acessível com a ampliação da oferta dos cursos de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), nos municípios do Vale do Jequitinhonha. Com o apoio da Aperam BioEnergia e do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba. A oportunidade de se capacitar chegou a mais de 120 pessoas das comunidades e instituições de Itamarandiba,  somente nos quatro primeiros meses de 2017.

Curso de corte e costura de roupas masculinas em Setúbal

Atenta às necessidades das comunidades onde atua, a Aperam BioEnergia custeia parte das despesas das capacitações com o objetivo de promover o desenvolvimento da região. “As iniciativas visam fortalecer e ampliar as oportunidades de crescimento nas comunidades. Para isso, identificamos as carências e o potencial das entidades e dos projetos desenvolvidos pela Empresa nas comunidades. A demanda é encaminhada ao Senar, que prontamente programa os cursos nas áreas requisitadas. E com o apoio do Sindicato, mobilizamos os interessados nas capacitações”, explica a analista da área de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Fernanda Correia.

Com visitas frequentes às comunidades, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, Paulo José Silva, atua também como mobilizador do Senar e auxilia nas demandas e na formação de turmas. “Divulgo as possibilidades de capacitação oferecidas pelo Senar em mais de 50 entidades dos municípios de Carbonita, Itamarandiba, Coluna, São José do Jacuri e Frei Lagonegro. Também recebemos  pedidos dos sindicatos rurais de diversos municípios do Vale do Jequitinhonha”, relata.

Oportunidades

De janeiro a abril, nove cursos de capacitação foram ministrados pelo Senar. Com carga horária média de 40 horas, em até cinco dias de atividades, os cursos de Recuperação de Nascentes, foram realizados em Santa Joana e Campo Branco. A comunidade de Setúbal recebeu mais um curso de Corte e Costura, desta vez sobre roupas masculinas. E os apicultores e moradores de Itamarandiba se capacitaram em Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros.

Já a Fazenda Aamar, que recupera alcoólatras e dependentes químicos e está localizada na área da Aperam BioEnergia, em Itamarandiba, recebeu a maior parte dos cursos de capacitação promovidos neste ano. Foram ensinados a Construção de Curral com madeira roliça, Meliponicultura (abelhas sem ferrão), Administração de Associações, Piscicultura e Construção de Fossa Séptica.

Para o presidente da Associação Amar e Renascer, Gilberto Fernandes de Araújo, os cursos do Senar trazem mais motivação para os residentes da Fazenda Aamar recomeçarem a vida após o tratamento, além de beneficiar a própria entidade com o que é produzido durante os cursos. Ele conta que, no último curso ofertado, por exemplo, foi construída a primeira das duas fossas sépticas que a entidade precisa para suprir a sua necessidade. “O resultado dessa capacitação irá reduzir a contaminação da água e do solo, causada pelo esgoto gerado nas propriedades rurais. E mais, com o novo conhecimento, os residentes passam a ter uma nova profissão e já pensam levar essa solução para outras cidades onde vão morar e até mesmo para as comunidades da zona rural da nossa região”, detalha.

Criatividade

Desde que aprendeu a costurar nos cursos de Corte e Costura do Senar, a agricultora Maria de Fátima Rodrigues de Souza – a Fatinha – , de 48 anos, é quem faz as roupas da própria família. Ela é uma das nove mulheres da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Setúbal que não perdem a oportunidade de se especializar no ofício e participaram do último curso ministrado pelo Senar, sobre peças masculinas. Juntas, elas utilizam as 11 máquinas de costura da entidade, adquiridas por meio do projeto aprovado pelo Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita, para fazer peças e vender.

“Eu amo costurar! Criar, transformar um tecido em algo novo para mim, meu marido e meus cinco filhos, que moram em outras cidades. Aqui, não temos onde comprar roupa e nem sempre temos recursos para isso. Por esse motivo, os cursos do Senar, com o apoio da Aperam BioEnergia, são as melhores conquistas da nossa comunidade”, conta Maria de Fátima.

Da oportunidade de descobrir a costura, Fatinha aprendeu a reaproveitar. Quando não pode comprar um novo tecido, as roupas da sua casa que não tem condições de uso são transformadas em outras peças.

“De uma blusa, eu fiz quatro peças íntimas, uma calça virou mochila para carregar água e café para o trabalho, duas peças juntas foram transformadas em um vestido. Não deixamos de costurar por falta de tecido. O mais difícil nós já sabemos, que é costurar”, declara.

Calendário

A programação dos cursos que serão realizados pelo Senar com o apoio da Aperam BioEnergia e do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba é feita quadrimestralmente. Os cursos que vão acontecer de maio a agosto deste ano já estão definidos. Mais informações pelo telefone: (38) 3521.1549.

Compartilhar:
plugins premium WordPress