Tecnologia Verde
Para produzir o carvão vegetal que abastece os altos fornos da Aperam (antiga ArcelorMittal Inox Brasil), a Aperam BioEnergia (antiga ArcelorMittal BioEnergia) utiliza a mais moderna tecnologia, que lhe permite, ainda, apoiar sua atividade nos três pilares da sustentabilidade:
AMBIENTALMENTE correta
SOCIALMENTE justa
ECONOMICAMENTE viável
O plantio de eucalipto e o processo de carbonização são um exemplo disso. Cada etapa é planejada por meio de pesquisas intensas e gestão integrada das operações.
Hoje, a produtividade das florestas ultrapassa em média a casa dos 40 metros cúbicos de madeira por hectare. A colheita, a carga e descarga do forno, o transporte, entre outras fases da carbonização são totalmente mecanizadas, utilizando os mais avançados equipamentos do segmento florestal. A utilização de queimadores de fumaça e recirculadores de gases (secagem da madeira e resfriamento do carvão) nos fornos de produção de carvão também ajuda a melhorar o ambiente e o rendimento de transformação da madeira.
Resultados como esse são conquistas que fazem parte da história da Aperam BioEnergia. A empresa é pioneira em alguns centros e institutos de pesquisa dedicados às florestas no Brasil, como a Sociedade de Investigações Florestais (SIF), com sede em Viçosa (MG); o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), com sede em Piracicaba (SP) e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESAL/USP), com sede em Piracicaba (SP).