Novidades da Aperam

7º Seminário das Organizações Sociais do Vale do Jequitinhonha reúne lideranças e promove engajamento comunitário

20/12/2024

O 7º Seminário das Organizações Sociais do Vale do Jequitinhonha, com o tema central “Mobilização Comunitária e Engajamento”, foi realizado na terça-feira, 17 de dezembro, no Centro de Educação Ambiental da Aperam BioEnergia, Oikós Bio, em Capelinha. O evento reuniu mais de 100 participantes, incluindo representantes das organizações sociais e prefeituras dos seis municípios de atuação da Aperam no Vale do Jequitinhonha: Capelinha, Carbonita, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha. Entre as autoridades presentes, destacaram-se o vice-prefeito de Capelinha, Aléquison Gomes, a secretária de Assistência Social de Capelinha, Helene de Cássia, os vereadores eleitos Fernando (Capelinha) e Delei do Contrato (Itamarandiba), além da equipe da Emater de Itamarandiba.

A abertura oficial foi conduzida por Luiz Carlos Ribeiro Magalhães, presidente da Fundação Aperam Acesita, que destacou o impacto social da instituição na região: “Eu mesmo sou fruto de um projeto social do SENAI, em parceria com a Aperam, que era denominada por Acesita na época. Hoje, no seminário, fortalecemos associações e entidades do Vale do Jequitinhonha, promovendo possibilidade à  novos projetos e formas de captação de recursos, inspirados pela palestra do professor Herbert Lima sobre engajamento comunitário e as trocas de experiências entre os participantes.”

O evento também contou com a apresentação cultural da Marujada do Quilombola de Santo Antônio do Fanado de Capelinha, que enriqueceu o seminário com a tradição local. O palestrante Herbert Santos Lima abordou estratégias de mobilização e destacou o potencial das comunidades locais: “Trabalhamos com o conceito de unir talentos, reconhecer a beleza e a força da coletividade. Foi um aprendizado mútuo, com histórias e riquezas culturais que irão deixar legados significativos para o território.”

Valdirene Ferreira, supervisora do PROCAJ/Coordenadora Voluntária do PROSESC, ressaltou a importância do evento: “Foi uma oportunidade de fortalecer vínculos e adquirir novos conhecimentos para aprimorar o trabalho comunitário. Saio com perspectivas renovadas para aplicar em minha comunidade.”

O seminário reforçou o compromisso da Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita em promover o desenvolvimento socioeconômico do Vale do Jequitinhonha, valorizando o protagonismo das organizações sociais na construção de um futuro mais sustentável e integrado.

Compartilhar: