Fundação Aperam Acesita realiza entrega de materiais esportivos para crianças e adolescentes em quatro municípios do Vale do Jequitinhonha
Nos dias 22 e 23 de março foram realizadas as cerimônias de entrega de materiais esportivos às crianças e adolescentes participantes do Projeto + Esporte, nas cidades de Turmalina, Veredinha, nesta mais especificamente no distrito de Mendonça, Capelinha e Itamarandiba. Realizado pela associação Ajudôu.org, o projeto é patrocinado pela Aperam, através da Lei de Incentivo Federal do esporte, em parceria com as Prefeituras dos municípios atendidos. O projeto atende 100 crianças e adolescentes em cada núcleo e é implementado através de oficinas esportivas e pedagógicas nas modalidades futsal e vôlei.
Com duração de 12 meses, o Projeto + Esporte ministra aulas de uma hora no contraturno escolar, duas vezes por semana. Os beneficiários são crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino, membros de famílias de baixa renda ou moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social.
O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino Araújo, e o representante da Associação Ajudôu.org, Juan Rachid, prestigiaram os eventos nas quatro localidades. Na oportunidade, Venilson destacou que o projeto visa ofertar e trazer além da competição, saúde, condicionamento físico e psicológico; bem como formar, através do esporte, crianças e adolescentes melhores cidadãos. “Estamos encerrando este ciclo de lançamento do Projeto + Esporte nas 4 cidades. Começamos em Turmalina, passamos pelo distrito de Mendonça/Veredinha, Capelinha e finalizamos em Itamarandiba. São 400 crianças e adolescentes beneficiadas pelo projeto, o qual foi financiado pela Aperam através da lei de incentivo ao esporte e da Associação Ajudôu. O que queremos é que, no futuro, elas sejam pessoas além de esportistas, com mais conhecimento e competências e cada vez mais com os fundamentos da cidadania, mais cidadãs.”, comentou.
Autoridades dos Poderes Executivos e Legislativos das cidades contempladas com o projeto também prestigiaram o evento de entrega dos materiais esportivos. Em Turmalina, por exemplo, a cerimônia foi acompanhada pelo prefeito, Zilmar Lopes, vice-prefeito, Warlen Francisco, e pelo secretário municipal de Esportes, Hélio Maciel. “Aproveito o momento para agradecer a Fundação Aperam pelo importantíssimo projeto que visa o investimento no esporte em nosso município. Desejamos que projetos como esse possam sempre ocorrer em nossa localidade; por isso mesmo, coloco a administração, Prefeitura e a Secretaria de Esporte como parceiros, pois entendemos o quão importante é investir em nossas crianças e adolescentes para que desta maneira possamos formar cidadãos de bem.”, enfatizou o prefeito Zilmar.
No distrito de Mendonça (Veredinha) participaram da solenidade o vice-prefeito, Valdeci Cordeiro e o secretário municipal de Esportes, Lazer, Cultura, Turismo e Comunicação, Ricardo Nunes de Araújo. “Estamos aqui recebendo o kit de uniformes para os jovens da comunidade que participam do Projeto + Esporte; oferecido pelo Projeto da Fundação Aperam Acesita com alguns parceiros. Em nome do prefeito Edilson, deixo meus agradecimentos à Fundação e aos parceiros por trazerem à Mendonça este importantíssimo projeto.”, reconheceu o vice-prefeito, Valdeci Cordeiro.
Já em Capelinha a cerimônia de entrega contou com a participação do secretário municipal de Esportes, José Alcântara Gomes, e do representante institucional da Aperam BioEnergia no Município, Tony Terra. Em nome da Prefeitura Municipal o secretário José Alcântara fez questão de deixar uma mensagem de reconhecimento e completou: “a Secretaria de Esportes e a Prefeitura de Capelinha estão sempre à disposição para serem parceiras de projeto como esse que está acontecendo aqui no complexo Jardim Aeroporto. Aí está o futuro do amanhã! Quem ganha é Capelinha, na Educação e na socialização dessas crianças. Obrigado Projeto Ajudôu, obrigado Aperam pela parceria!”.
Em Itamarandiba, por sua vez, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Claudiney Alves Fernandes, o vereador Marcio Daniel Moraes e, representando a Secretaria Municipal de Esportes, José Paulo Alves. Na ocasião, o presidente da Câmara, Claudiney Fernandes fez enaltecer a relevância do projeto e a grandiosidade da iniciativa que reflete diretamente na vida das famílias. “Estamos no Ginásio Poliesportivo em momento importantíssimo para nossa gente, para nossa região. Essa parceria firmada entre Município e Aperam Bioenergia para a implantação do Projeto Ajudôu deve ser aplaudida por todos! Eu particularmente sou apaixonado por futebol e fico muito feliz em ver a criançada recebendo apoio. Isso é satisfatório de se ver! Em nome da Câmara e todos os vereadores, parabenizo os responsáveis que fizeram tal projeto acontecer. Para nós é um dia extremamente importante e de grande valor.”, afirmou Fernandes.
Sobre a Associação Ajudôu
O Ajudôu é uma associação sem fins lucrativos reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual. O objetivo é promover a inclusão social por meio do esporte para crianças e adolescentes. O trabalho é realizado desde 1995 e nesse período, em mais de 50 cidades de 6 estados, foram atendidos mais de 35.000 alunos, crianças e adolescentes com aulas gratuitas de judô, basquete, futebol, futsal, handebol, natação e vôlei.