Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia promovem, em Capelinha, evento de encerramento do Curso “Dê Alças à Reciclagem”
03/07/2023
A Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia realizaram, na sexta-feira (23/06), na cidade de Capelinha, ato de encerramento do Curso “Dê Alças à Reciclagem”. Além de representantes das duas Instituições, o evento contou com a participação de aproximadamente 20 artesãos da Associação das Mulheres de Capelinha (AMCAP) e da instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (Senar/MG), Maria Nilza Ribeiro.
O Projeto “Dê Alças à Reciclagem” é desenvolvido desde 2017 pela Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita com o propósito de reduzir a geração de resíduos e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do Vale do Jequitinhonha.
Mais de 100 artesãos independentes ou de grupos de artesãos de Capelinha, Turmalina, Itamarandiba, Minas Novas e Veredinha participam do projeto que possui como matéria-prima principal o lonil (banners). “Atualmente, 100% dos banners de campanhas de comunicação da Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia se tornam produtos ecológicos; diminuindo a destinação inadequada de resíduos ao meio ambiente. Eles são destinados ao projeto Dê Alças à Reciclagem e ao passarem pelas mãos talentosas de nossos artesãos se transformam em novos produtos com pegada sustentáveis e recicláveis.”, comemora (Maria Eduarda Rodrigues equipe de Meio Ambiente).
No decorrer do evento, a colaboradora do Senar/MG, Maria Nilza, contou ser ela a única instrutora a trabalhar com reciclagem de banner e lembrou que o curso foi criado para atender a demanda de especialização de novos produtos com os materiais internos da empresa. “Temos o imprescindível apoio da Aperam e o convênio firmado com o Sindicato dos Produtos Rurais. As alunas fizeram várias peças: lixeira de carro, avental e supla. Vamos aproveitar várias coisas que seriam descartadas no lixo e ajudar o meio ambiente.”. diz.