Novidades da Aperam

Feira Progearte marca o encerramento do Programa de Gestão do Artesanato em Itamarandiba  

15/11/2023

Aconteceu no sábado, 04 de novembro, na Praça dos Agricultores, a Feira Progearte de Itamarandiba. O projeto  foi promovido pela Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita, junto com o Sistema FAEMG/SENAR e em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, com a Prefeitura Municipal e a Associação dos Artesãos de Itamarandiba (AAITA).

Durante todo dia, o público teve a oportunidade de assistir lindas apresentações,como: Marujos e Marujas, Grupo de Capoeira com os alunos do Centro Social Mali Martin, apresentações musicais com o cantor Claudio Fernandes, dupla sertaneja João Henrique e Joãozinho e outros artistas. O foco principal da Feira Progearte foi a exposição dos artesanatos feitos pelos artesãos, durante o programa. 

“Hoje, dia 4 de novembro, encerramos o Progearte, Programa de Gestão do Artesanato, patrocinado pela Aperam e executado pelo Senar Minas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Esta feira representa a culminação de um programa de longo prazo que teve início em julho. Agora, encerramos as etapas com esta feira. É importante destacar que todo evento foi organizado e protagonizado pelos próprios artesãos. As empresas e outros parceiros foram apenas ferramentas para fortalecer o protagonismo deles, que é o principal objetivo do projeto: preparar os artesãos, fortalecê-los e capacitá-los para montar suas feiras, vender suas peças e expandir para outros lugares. É com grande alegria que a Fundação Aperam Acesita e a Aperam BioEnergia concluem mais essa etapa. Este projeto faz parte do compromisso da Aperam em fortalecer a cultura local, especialmente o artesanato, atividade geradora de renda em nossa região, abrangendo os municípios de atuação da Empresa: Itamarandiba, Capelinha, Turmalina, Minas Novas e Veredinha..” Disse Fernanda Correia, Analista de Relações Sociais da Aperam BioEnergia. 

“Desde julho, estivemos participando do curso Progearte, que foi patrocinado pela APERAM e coordenado pelo Sistema Senar. Tivemos a oportunidade de aprender com excelentes professores, como o qualificado Professor Ravi, que possui um extenso currículo, além de outros instrutores igualmente talentosos. Este curso trouxe um enriquecimento significativo para nós, abordando tanto a precificação de nossas criações quanto a promoção de uma identidade cultural para nossa cidade por meio de nosso artesanato. Apesar de Itamarandiba já produzir artesanato de boa qualidade, ainda não havia uma representação sólida de nossa cidade no mundo do artesanato. No entanto, graças a este curso, começamos a vislumbrar nossa identidade emergindo em nossas criações, que se destacam tanto em beleza quanto em qualidade”. Disse Cida Alves, presidente da Associação dos Artesãos de Itamarandiba.

O Programa de Gestão do Artesanato (Progearte) contou com uma carga horária de 192 (cento e noventa e duas) horas, distribuídas em nove módulos, sendo eles:  Diagnóstico, Empreendedorismo, Gestão Financeira, Marketing, Monitoramento e Orientação Profissional, Marketing Digital, Associativismo e por fim a realização da feira de exposição dos artesanatos trabalhados no programa.

Compartilhar:
plugins premium WordPress