Encontro da Rede de Relacionamento fortalece laços entre Aperam BioEnergia e comunidades locais
22/03/2025
A Aperam BioEnergia realizou mais um Encontro da Rede de Relacionamento, desta vez em Veredinha, na manhã de terça-feira, 18 de março, reunindo representantes das 44 comunidades de influência da empresa. O evento, que já está em sua 24ª edição, ao longo de 17 anos tem sido uma importante ferramenta para o fortalecimento do diálogo entre a empresa e a população local, promovendo a troca de experiências e conhecimentos.
Durante o encontro, foi apresentada a riqueza do artesanato local, valorizando a cultura da região. Além disso, houve a divulgação do 5º Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita – Ambiental, no qual foi detalhado o passo a passo para participação e submissão de propostas, reforçando o compromisso com iniciativas sustentáveis e de impacto social.
Um dos principais objetivos do evento é estabelecer canais de comunicação eficazes que possibilitem a participação ativa das comunidades nas ações relacionadas ao manejo florestal. O diálogo aberto entre a empresa e a população permite esclarecer dúvidas, apresentar benefícios e alinhar expectativas sobre as práticas sustentáveis adotadas pela Aperam BioEnergia.
O encontro também proporcionou um espaço para ouvir as demandas da comunidade, promovendo maior engajamento e confiança entre as partes. Com isso, reforça-se a transparência e o compromisso mútuo no desenvolvimento sustentável da região.
Ao longo dos anos, a Rede de Relacionamento tem desempenhado um papel essencial na aproximação entre a empresa e os moradores das áreas de influência, contribuindo para o fortalecimento das relações e o desenvolvimento social e econômico das comunidades envolvidas.
“Há mais de 16 anos acompanho a Rede de Relacionamento, que aproxima a comunidade da empresa, e sempre percebi que esse diálogo é muito interessante, tanto para a empresa quanto para as comunidades. Esse canal permite que a comunidade e a Aperam troquem informações e se aproximem. Particularmente, gosto de estar presente. Isso me permite interagir, entender o que a empresa pode oferecer à comunidade e o que a comunidade também pode oferecer à Aperam.” Disse Jaime Lopes de Sousa, membro da Associação de Ribeirão dos Santos.