Curso de Embalagens Sustentáveis capacita jovens em práticas ecológicas através do Projeto Raízes de Sucesso apoiado pela Aperam BioEnergia
22/11/2024
O projeto “Raízes de Sucesso”, idealizado pela Associação de Mulheres Unidas por Capelinha (Assomusc) em colaboração com a Escola Estadual Prof. Geralda Otoni, concluiu com êxito o Curso de Embalagens Sustentáveis. A iniciativa capacitou cerca de 20 alunos do Ensino Médio, com o objetivo de promover práticas sustentáveis e desenvolver soluções ecologicamente corretas para embalagem
O curso destacou o uso do papel kraft, ressaltando seus benefícios ambientais. Biodegradável, reciclável e produzido a partir de madeira de florestas manejadas de forma sustentável, o papel kraft se apresenta como uma alternativa promissora para reduzir resíduos e aumentar a eficiência energética no setor de embalagens. Os participantes também foram introduzidos nos princípios do associativismo e do cooperativismo, reforçando o valor do trabalho coletivo em prol da sustentabilidade.
Organizado em quatro etapas, o curso ofereceu uma experiência teórica e prática: introdução aos materiais sustentáveis, criação de caixas, tags e etiquetas; desenvolvimento de um modelo de negócio sustentável.
“A parceria da Assomusc com a Aperam, que já acontece desde 2019, tem sido fundamental para o desenvolvimento de projetos sociais e culturais. Este, em especial, é muito importante para nós, pois trabalhamos com adolescentes do ensino médio temas atuais como sustentabilidade, associativismo e empreendedorismo, aplicando na prática o que eles aprendem na teoria. Os resultados têm sido excelentes.” Disse Maria Valda Alves, presidente da associação.
“Foi uma grande satisfação ver nossos alunos da Escola Estadual Geralda Otoni Barbosa participando do projeto de ‘Embalagens Sustentáveis’ em parceria com a Assomusc. Esse trabalho conjunto foi essencial para enriquecer o aprendizado e a formação cidadã e profissional dos estudantes. Sou imensamente grata pelo empenho e dedicação que fizeram toda a diferença na vida deles.” Disse Lidiane Peixoto Coelho, educadora.
Com o apoio da Aperam BioEnergia e da Fundação Aperam Acesita, através do programa “Dê Alças à Reciclagem”, uma iniciativa proporcionada aos jovens habilidades e conhecimentos práticos que os preparam para atuarem como futuros agentes de transformação ambiental.
Em 9 de novembro, a cerimônia de encerramento, realizada na sede da Assomusc, celebrou o sucesso do curso com palestras sobre sustentabilidade e a entrega de certificados aos participantes, consolidando mais uma ação que une educação, sustentabilidade e desenvolvimento social de base.