Novidades da Aperam

Conhecendo a Aperam BioEnergia recebe a visita de familiares de colaboradores 

08/02/2024

Nos dias 27 e 30 de janeiro, a Aperam BioEnergia abriu suas portas em Capelinha e Itamarandiba para receber os familiares dos colaboradores em um evento especial, reunindo um total de 35 participantes. A iniciativa,  faz parte do Programa “Conhecendo a Aperam BioEnergia”, tem como objetivo aproximar a comunidade local da empresa, proporcionando uma experiência única e educativa.

Em Capelinha a jornada começou com uma recepção no escritório da Aperam, onde os visitantes foram acolhidos e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história e os valores da empresa. Em seguida, o grupo se deslocou para a UPER (Unidade de Produção de Energia Renovável)  Pontal, onde foram apresentados os bastidores do ciclo produtivo do carvão vegetal, uma parte essencial da cadeia produtiva do aço verde.

Durante a visita, os visitantes puderam acompanhar de perto o monitoramento de toda a atividade do Queimador de Gases e conhecer o processo de Manutenção Mecânica da Aperam. O destaque ficou por conta da demonstração do processo de plantio, que contou com a apresentação da nova plantadeira, incorporando tecnologias inovadoras para otimizar a produção de florestas renováveis de eucalipto no Vale do Jequitinhonha.

Fernando Cordeiro, colaborador da Manutenção Mecânica na Aperam, que compartilhou sua experiência ao trazer seus pais para visitar o local, comentou sobre o dia: “A visita foi um sucesso, e eles ficaram encantados. Meu pai, que trabalhou na empresa quase 40 anos atrás, continua sendo beneficiário do plano de saúde fornecido pela Aperam. Ele tem um imenso orgulho de sua jornada aqui”, compartilhou Fernando.

Fernando também destacou a oportunidade de mostrar a evolução tecnológica da empresa ao seu pai, desde os tempos em que ele trabalhou na Aperam até os dias atuais. A tecnologia da plantadeira, o porte dos fornos e o caminhão utilizado na oficina foram alguns dos pontos que tornaram o dia memorável para a família.

Em Itamarandiba, o percurso teve início nas instalações da Aperam, onde os visitantes foram recepcionados e tiveram a oportunidade de se inteirar mais sobre a empresa. Logo em seguida, o grupo dirigiu-se à UPER São Bento, onde foi mostrado o ciclo produtivo do carvão vegetal. Ao longo da visita, os participantes tiveram a chance de observar as operações na sala de supervisão, compreender o funcionamento do queimador de gases e explorar o viveiro, destacando aspectos importantes do processo produtivo. Ponto alto da visita no Viveiro certamente foi o momento em que os colaboradores se emocionaram ao receber seus familiares no local de trabalho. 

“Sou profundamente grata a Deus por trazer a Aperam para nossa cidade e por ter atualmente uma filha e um genro como colaboradores tão dedicados e apaixonados pelo trabalho. Realizar o sonho antigo de conhecer a empresa que minha filha tanto fala foi uma emoção indescritível. Agradeço a todos que nos acompanharam durante essa visita especial e rogo a Deus que continue abençoando todos os que servem com amor nesta empresa.’ disse Domingas Nunes, mãe da Colaboradora Mônica Nunes. 

Gretti Silva, auxiliar de viveiro na Aperam BioEnergia falou da satisfação em trabalhar na empresa. “Realizar meu sonho de trabalhar aqui foi uma jornada incrível; comecei como terceirizada, batalhando para ser contratada, e Deus me proporcionou essa oportunidade única. Receber minha família no meu local de trabalho, especialmente meus pais e meu filho, foi uma emoção indescritível. Ver aqueles que tanto lutaram por mim e por quem eu luto diariamente, entrando na empresa que me enche de orgulho, é algo que ultrapassou todas as minhas expectativas. Fazer parte da Aperam BioEnergia é motivo de imensa gratidão e orgulho, contribuindo diariamente para algo maior’. Relatou.

O projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia” não apenas busca apresentar a empresa à comunidade, mas também visa demonstrar os projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela Aperam BioEnergia por toda a cadeia produtiva do aço verde. Cada visita é única e, ao receber os familiares dos colaboradores, a empresa reforça o valor da união, transformando objetivos corporativos em conquistas que se refletem em uma verdadeira família. A Aperam BioEnergia reafirma seu compromisso com a transparência e a integração com a comunidade, compartilhando conhecimento e construindo laços duradouros.

Compartilhar: