“Brincar Cultural” nas comunidades de Setúbal, Santo Antoninho e Mendonça
14/07/2023
Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita, por meio do Prosesc iniciam o projeto em mais um grupo de comunidades
Foi dada a largada do Projeto Brincar Cultural nas comunidades de Setúbal (Itamarandiba), Santo Antoninho (Capelinha) e Mendonça (Veredinha), que visa ampliar a oferta de espaços de lazer e resgate cultural que contribuam para o fortalecimento de vínculos e da identidade individual das comunidades.
O Brincar Cultural tem a realização da Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita, por meio do Prosesc que realizará atividades culturais e de lazer com oferta de oficinas, reuniões, rodas de conversas, práticas circenses, teatrais, contação de histórias, jogos, brinquedos e brincadeiras.
Vale ressaltar que o projeto foi desenvolvido mediante a necessidade de fortalecimento à cultura local, apontado no diagnóstico dessas comunidades realizado pela Aperam.
“O projeto visa ampliação dos espaços comunitários de convivência, respeitando a diferença e a diversidade, propiciando uma ação conjunta, o brincar, a autoestima por meio da valorização local fazendo resgate cultural e mantendo viva essa tradição nas comunidades. Este ano, nós estamos realizando o projeto em Setúbal (Itamarandiba), Mendonça (Veredinha) e Santo Antônio (Capelinha). Nós apresentamos o projeto para comunidade, e agora no nosso próximo encontro, vamos fazer o mapeamento cultural, onde vamos destacar os principais pontos das comunidades para darmos prosseguimento no nosso projeto. A expectativa é muito grande, de muita alegria, muito de troca de saber, troca de experiência, e assim também para repassar essa cultura para as nossas crianças e jovens mantendo viva essa tradição nas comunidades”. Disse Lílian Corrêa, coordenadora do Prosesc.