Autismo na Escola é tema de palestras promovidas pela Aperam BioEnergia, Fundação Aperam Acesita em parceria com as Secretarias de Educação de quatro municípios do Alto Jequitinhonha
06/06/2023
Com o propósito de promover inclusão, evidenciando o público-alvo crianças autistas, a Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita em mais uma parceria de sucesso com as Secretarias Municipais de Educação de Itamarandiba, Capelinha, Turmalina e Veredinha, promoveu, nos dias 22 a 25 de maio, uma palestra com o tema “Autismo na Escola”.
O evento foi destinado aos Educadores da Rede Municipal e Estadual de Ensino, pais e alunos, e faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita, e conta com apoio das Secretarias Municipais de Educação dos municípios. Ao todo foram 444 pessoas que assistiram a palestra.
Visando fortalecimento e maior engajamento nas ações de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como tomando por base as diversas barreiras enfrentadas pelos pais e profissionais da educação, em especial professores.
Ministrada pela pedagoga especialista em Inclusão e Orientadora Parental, prof.ª Tatielen Lima, a palestra “Autismo na Escola” abordou temas que contribuíram com o aprendizado e conhecimentos dos professores, familiares e equipe multiprofissional da educação para fins de diagnóstico e estimulação precoce das crianças com TEA. No decorrer dos encontros, o grupo aprendeu sobre inclusão, Plano Educacional Individualizado/Plano de Desenvolvimento Individual (PEI/PDI), Legislação, rotina, material adaptado, adequação do ambiente e sugestões.
“Estou muito feliz por estar aqui, nessas quatro cidades; Itamarandiba, Capelinha, Turmalina e Veredinha, trazendo este conhecimento maravilhoso sobre o “Autismo na Escola”. Tema de suma importância para os profissionais, educadores, pais e principalmente para as crianças. Assim, vamos trabalhar com a inclusão, e nada de exclusão!” Parabenizo a Aperam por proporcionar a todos esses momentos únicos e enriquecedores. Autismo: INCLUSÃO, RESPEITO E EQUIDADE!”. Disse Tatielen Lima, Psicopedagoga Clínica e Institucional.
“Reforço a importância desse assunto dentro das nossas escolas, juntamente aos nossos profissionais. Estavam presentes professores, pedagogos, diretores, alguns pais e demais cidadãos. A palestra foi de grande importância, pois entendemos que para receber da melhor forma as crianças autistas, precisamos estar bem informados sobre o assunto e falar sobre isso. Agradecemos a APERAM por esta parceria, e estaremos juntos nessas ações, para falar de inclusão”. Disse Eliane Pires Rodrigues, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Itamarandiba.