Final da Primeira Copinha Zal Raízes do Vale Sub-15 é realizada em Turmalina com apoio da Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita
27/11/2025
A cidade de Turmalina recebeu no domingo, 22 de novembro, a grande final da Primeira Copinha Zal Raízes do Vale Sub-15, iniciativa da Associação Nova Turmalina Esporte Clube (VNT). O projeto, realizado com apoio da Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita por meio do Edital de Projetos Social 2024, reuniu jovens atletas de quatro comunidades rurais do município: Campo Buriti, Campo Alegre, Poço D’Água e José Silva.
A Copinha movimentou dezenas de adolescentes em partidas realizadas aos domingos. Embora a comunidade José Silva não tenha equipe própria, seus jovens participaram integrados a outros times, fortalecendo o espírito de união, inclusão social e pertencimento comunitário — pilares centrais do projeto.
A programação da final, realizada no Estádio Didizão, contou com uma partida preliminar e, em seguida, o duelo decisivo entre a Escolinha Municipal de Futebol Newton França e o Vila Nova Turmalina. Com placar apertado de 2 a 1, a equipe do Newton França sagrou-se campeã da competição.
Mais do que um torneio esportivo, a Copinha Raízes do Vale simboliza um espaço de integração entre zona rural e área urbana, promovendo valores como respeito, disciplina, solidariedade e trabalho em equipe. O esporte foi utilizado como ferramenta de transformação social, contribuindo para hábitos saudáveis, convivência comunitária, combate à ociosidade e prevenção ao uso de drogas entre adolescentes.
Segundo os organizadores o projeto alcançou as expectativas com cerca de 150 jovens participantes, com idades entre 13 e 15 anos, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, voluntários e lideranças comunitárias. As ações também buscam envolver as famílias no fortalecimento de um ambiente de inclusão e valorização do esporte como instrumento de desenvolvimento humano.
Durante o encerramento, o diretor de Esportes da Associação Nova Turmalina Esporte Clube, Douglas Cordeiro, destacou a importância da iniciativa. “Hoje aqui no Newton França nós fizemos o encerramento desse grande espetáculo, uma grande festa que une comunidade e cidade. Foram oito times, com jogos realizados especialmente nas comunidades, que nos receberam com café da manhã, grandes partidas, almoço e muita confraternização. Estamos muito felizes em entregar esse resultado para a comunidade. Agradecemos à Aperam, especialmente por viabilizar esse projeto. É um sonho da comunidade, é um sonho da escolinha, e mais uma vez, com as parcerias, conseguimos atingir o objetivo. Deus abençoe e fique com Deus.”
Por meio de iniciativas como essa, a Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento social do Vale do Jequitinhonha. Em 2024, os Editais Social e Ambiental apoiaram 51 projetos, beneficiando mais de 11 mil pessoas e totalizando R$ 1,17 milhão em investimentos.
A atuação da empresa integra desenvolvimento humano, responsabilidade ambiental e inovação, unindo o cultivo sustentável de eucalipto à produção do aço inox verde Aperam — símbolo de um futuro mais sustentável e promissor para toda a região.

