Sucesso no Vale do Jequitinhonha: Espetáculo “O Menino da Cabeça de Papelão” encerra turnê atendendo 3.700 espectadores
04/11/2025
A Fundação Aperam Acesita e a Aperam BioEnergia levaram arte, cultura e reflexão para diversas comunidades do Vale do Jequitinhonha com o espetáculo “O Menino da Cabeça de Papelão”. A programação, gratuita e especial em comemoração ao Mês das Crianças, percorreu as cidades de Turmalina, Capelinha, Veredinha, Carbonita e Itamarandiba entre os dias 24 e 31 de outubro, totalizando em 3.700 espectadores.
O espetáculo foi apresentado pelo Grupo Casa Laboratório do Vale do Aço e narra a saga de Antenor, um menino com uma cabeça desregulada e cheia de ideias que veleja pelo mundo. Livremente inspirada no conto “O Homem da Cabeça de Papelão” de João do Tio, a peça propôs uma travessia poética e sensível sobre os desafios de se relacionar com o que é diferente. O espírito inquieto, criativo e livre de Antenor o conduziu por aventuras inusitadas, oferecendo uma experiência enriquecedora para toda a família e comunidade escolar.
As apresentações ocorreram em escolas, centros culturais e praças públicas das cidades envolvidas.
O espetáculo gerou grande satisfação e engajamento entre o público e os profissionais de educação, que destacaram a qualidade e a mensagem da peça.
Marlucia, moradora de Turmalina, expressou o encantamento de sua família. “Sou da cidade de Turmalina, vim prestigiar o teatro do Menino da Cabeça de Papelão, achei incrível, eles interagiram muito com a gente, eu e minha criança, Helena, nós amamos!”
A professora Valéria, da Escola Municipal Doutor Fabiano Otoni Vieira, em Capelinha, ressaltou o impacto educativo da apresentação. “Leciono na turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. Hoje tivemos o teatro “O Menino da Cabeça de Papelão” da qual nos trouxe uma mensagem muito bonita acerca de valores, de mudanças, de bons sentimentos. E as crianças gostaram muito e houve a participação e interação maravilhosa.”
Além das apresentações, o “Circuito do Jequitinhonha” incluiu oficinas formativas para os profissionais da educação da região, com o tema “O lúdico como potência criativa na sala de aula”. Cerca de 40 participantes tiveram encontros de troca e aprendizado.
Wallace Maciel, representante do circuito, expressou a satisfação da parceria. “Nós criamos o Circuito do Jequitinhonha, que traz para cá um espetáculo maravilhoso criado e produzido pela companhia de teatro Casa Laboratório, que é o Teatro ‘O Menino da Cabeça de Papelão’. Um espetáculo lindo, muito carinhoso para com o público. É um espetáculo que a gente consegue abraçar culturalmente todo o Vale do Jequitinhonha, para retribuir todo esse carinho que a gente sempre recebe quando a gente pisa nessa terra maravilhosa.”
Maciel também enfatizou a importância das oficinas. “Nesse circuito, a gente também trouxe as oficinas formativas para os profissionais da educação do Vale do Jequitinhonha. O lúdico como potência criativa na sala de aula. A gente teve encontros maravilhosos com as professoras aqui do Vale do Jequitinhonha e a gente já está super ansioso para voltar, para continuar essas trocas, para trazer mais espetáculos, mais histórias, porque vale muito a pena dividir a cultura, dividir a arte com todos.”
A iniciativa reforça o compromisso da Fundação Aperam Acesita e da Aperam BioEnergia em promover o acesso à arte e à educação, investindo na capacitação de professores e no desenvolvimento cultural do Vale do Jequitinhonha.

