Novidades da Aperam

Aperam BioEnergia esteve presente no VI Seminário do Vale do Jequitinhonha em Turmalina

12/08/2025

A Aperam BioEnergia marcou presença no VI Seminário de Apicultura do Vale do Jequitinhonha, realizado em 6 de agosto, em Turmalina (MG), com um estande voltado à divulgação de suas ações socioambientais e ao fortalecimento da cadeia apícola regional.

Um dos destaques foi o Projeto de Apicultura, uma iniciativa que incentiva e apoia o uso sustentável das florestas de eucalipto da empresa como pastos apícolas. O projeto, implantado oficialmente em 2006, tem como foco promover a apicultura como atividade complementar à renda de produtores rurais, por meio de parcerias agrícolas e capacitações continuadas.

Atualmente, a ação envolve diretamente apicultores e suas famílias, integrantes de associações apícolas distribuídas nos municípios de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Distrito de Mendonça, Turmalina, Minas Novas e Carbonita. Com o apoio da Aperam e da Fundação Aperam Acesita, os apicultores têm obtido ganhos significativos de produtividade, ampliando sua participação no mercado e, em alguns casos, fazendo da apicultura sua principal fonte de renda.

Durante o evento, a empresa também apresentou o Programa Raízes do Vale, voltado para a produção agrícola familiar e a geração de renda em comunidades do entorno. Com o apoio de tecnologias como simuladores interativos e óculos de realidade virtual, os visitantes puderam conhecer de forma imersiva os impactos positivos dos projetos desenvolvidos no território.

Para César Oliveira, coordenador da COOAPIVAJE, o evento superou as expectativas. “O VI Seminário de Apicultura do Vale do Jequitinhonha foi um sucesso! O evento contou com muita interação entre os parceiros, debates sobre os desafios da apicultura é uma verdadeira lição de trabalho cooperativo. Para que a realização deste evento fosse possível na sede da cooperativa, contribuindo para o alcance deste resultado, a parceria com a Aperam foi primordial, garantindo a estrutura necessária para uma recepção confortável a todos.”

Já para Tony Terra Beraldo, especialista de Desenvolvimento Social da Aperam BioEnergia, a iniciativa reforça a importância do trabalho conjunto. “A apicultura no Vale do Jequitinhonha é um exemplo de como é possível gerar renda, fortalecer comunidades e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo. Participar deste seminário é uma oportunidade de valorizar o esforço dos apicultores e reforçar o compromisso da Aperam com o desenvolvimento sustentável da região.”

A atuação da Aperam no seminário reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do Vale do Jequitinhonha, promovendo a valorização da apicultura como ferramenta de geração de trabalho, renda e preservação ambiental.

Compartilhar: