Novidades da Aperam

Novo Centro de Hemodiálise de Minas Novas vai beneficiar 13 municípios do Alto Jequitinhonha 

16/08/2022

Pacientes com insuficiência renal de Minas Novas e região, que precisavam se deslocar por mais de 200 km até Diamantina para realizar hemodiálise, três vezes por semana, agora poderão fazer o procedimento onde moram. No último dia 12 de agosto, o novo Centro de Diagnóstico e Serviços de Hemodiálise do Vale do Jequitinhonha foi inaugurado, mesma data em que o Hospital Dr Badaró Júnior, onde o centro está localizado, completou 54 anos de existência. 

A inauguração foi possível graças a uma parceria entre a Fundação Minas Novas, a Prefeitura do município e o Governo do Estado, que contou também com apoio de empresas como a Aperam, que doou parte dos equipamentos.

O serviço de hemodiálise vai atender pessoas de 13 cidades da região. O prefeito de Minas Novas, Aécio Guedes Soares, celebrou a inauguração destacando que, a partir de agora, os moradores do município e das cidades vizinhas não precisarão mais viajar cerca de 450 km, indo e voltando de Diamantina, três vezes por semana, aliviando bastante o drama daqueles que já sofrem com insuficiência renal. 

Ele também agradeceu aos parceiros como a Aperam que viabilizaram que esse sonho antigo da região se tornasse realidade. “Agradecemos à Aperam por ser uma organização socialmente responsável, pelas doações e parcerias construídas que gerarão impacto positivo na assistência médica hospitalar da nossa região”, afirmou Aécio. Na solenidade esteve presente também o secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacheretti.

Padre Carlos, presidente da Fundação Minas Novas, mantenedora do hospital, também fez um agradecimento especial à Aperam. O apoio da empresa foi um marco importante para retomada das obras do Centro de Hemodiálise, pois estávamos em plena pandemia, sem o convênio com o Estado, e os equipamentos chegaram em um momento oportuno”, afirmou. 

A empresa doou um total de 13 equipamentos hospitalares para a montagem da unidade: quatro máquinas de hemodiálise, seis poltronas, um carrinho de emergência compacto, um aspirador cirúrgico portátil e uma máquina de reprocessamento de capilares – esta última tem a finalidade de reprocessar os filtros utilizados pelos pacientes crônicos em terapia de hemodiálise.

O representante da Aperam BioEnergia em Minas Novas, Daniel Fernandes Coelho, diz que se sente orgulhoso de ver a empresa contribuindo para melhorar a saúde pública da região, especialmente num momento em que os hospitais se viram obrigados a sacrificar o atendimento a doenças crônicas por causa da pandemia. 

As doações feitas pela Aperam BioEnergia ao Hospital Dr. Badaró Júnior integram um investimento total de R$ 1,2 milhão destinado a unidades de saúde de quatro municípios inseridos em sua área de atuação – Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas e Turmalina. 

Os itens recebidos pelas cidades foram definidos a partir de um estudo técnico, que levou em conta as principais necessidades de cada localidade, bem como a capacidade de manutenção dos implementos selecionados, além de fortalecer o atendimento de saúde da microrregião.

Compartilhar:
plugins premium WordPress