Mostra Artesanato Delas apresenta tradicionais peças do Vale do Jequitinhonha
A Fundação Aperam Acesita, Aperam BioEnergia e Sebrae realizaram durante o último semestre o Programa Artesanato Delas. A iniciativa partiu de uma demanda local onde os parceiros buscaram apresentar aos grupos de artesãos uma forma de capacitação por meio do desenvolvimento de conceitos básicos de empreendedorismo, apresentando ferramentas para o fortalecimento desses grupos.
A iniciativa que começou em setembro desse ano, contou diversos encontros e reuniu artesãos das cidades de Capelinha e Itamarandiba. O resultado do trabalho desenvolvido pelo grupo culminou no produto final que foi a realização da 1º Mostra do Programa Artesanato Delas, realizado em ambas as cidades no início desse mês.
“Marcamos o encerramento desse ciclo com a Mostra, mas também realizamos o fechamento com uma programação especial, trazendo palestrantes para trocar ideias e compartilhar conhecimentos com os artesãos. Foi um momento muito enriquecedor, que validou todo aprendizado durante o programa”, pontua o Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.
Uma das participantes da feira em Itamarandiba foi a artesã Cida Alves. Ela iniciou a desenvolver a prática de pintura em tela há três anos. “O curso abriu meus horizontes para o artesanato, e também me ofertou a possibilidade de apresentar minha arte para fora do meu lugar comum. Estou muito feliz com o resultado, com a expansão da minha visão após o curso. Me sinto empoderada como artista plástica e como mulher”, relata Cida.
O Artesanato Delas foi realizado com foco na valorização das competências, comportamentos e habilidades dos grupos de artesanato, por meio de sua profissionalização e difusão do empreendedorismo feminino, buscando motivar mais mulheres a se envolver com as atividades propostas. A iniciativa em Itamarandiba conta ainda com a parceria da Secretaria de Cultura.