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Estudantes de Capelinha participam de capacitação sobre empreendedorismo

14/12/2018

Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Sebrae, realizam segunda etapa do Programa Cultura Empreendedora, que teve início em 2017 com a capacitação de educadores

A Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Sebrae-MG, realizaram mais uma etapa da capacitação do Curso “Crescendo e Empreendendo”, entre os dias 3 a 6 de dezembro, nas escolas estaduais Antônio Lago e Geralda Otoni, de Capelinha. Desta vez, a capacitação foi ministrada para 150 alunos do Ensino Médio. A primeira fase do projeto foi realizada em 2017, com a capacitação dos professores de escolas das redes estaduais e municipais.

Com uma carga horária total de 40 horas, o “Crescendo e Empreendendo” prepara os jovens para os desafios do mercado  de trabalho, motivando-os a identificar oportunidades de negócio, reflexões sobre empreendedorismo e ingresso na vida profissional. No primeiro encontro, o tema trabalhado foi como descobrir atitudes empreendedoras; características de comportamento empreendedor, trabalho e negócio. A segunda oficina destacou o empreendedorismo na vida, no mundo do trabalho e dos negócios. Já o terceiro e último encontro incentivou o pensamento para o futuro.

Para a aluna do 3º ano do Ensino Médio da E.E. Professor Antônio Lago, Ana Luiza de Andrade Almeida, de 17 anos, qualquer pessoa é capaz de se tornar empreendedora. “Quando se tem coragem, dedicação, inovação e diálogo, é possível se tornar empreendedor. Ter visão de futuro, conhecer o mercado de trabalho e o tipo de cliente com o qual teremos que lidar são imprescindíveis para planejar, organizar e estabelecer uma meta, seja ela de curto ou longo prazo. Enfim, aprendi que basta dar o primeiro passo para sair da zona de conforto”, declara a estudante.

De acordo com o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a capacitação “Crescendo e Empreendendo” estimula a criatividade dos alunos de maneira que eles desenvolvam negócios de acordo com a sua própria realidade. “Primeiro os professores foram capacitados para darem início  em sala de aula à atividades que despertam o espírito empreendedor. Posteriormente, nos encontros destinados aos alunos, eles foram levados a refletir, desenvolver atitudes e comportamentos empreendedores, até projetarem um negócio próprio que poderão montar no futuro”, enfatiza Venilson.

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