Novidades da Aperam

Moradoras de Itamarandiba e Minas Novas participam de cursos do Senar

06/11/2017

As modalidades de Corte de Costura e Pintura em tecido foram ministradas com o apoio da Aperam BioEnergia

Em apenas cinco dias, 17 mulheres de comunidades de Itamarandiba aprenderam a costurar e fizeram duas peças do vestuário masculino. O ofício foi ensinado durante os cursos de Corte e Costura - moda masculina do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), promovidos com o apoio da Aperam BioEnergia, nas últimas semanas. 

Na comunidade de Santa Joana, 9 moradoras aprenderam as técnicas de costura, entre os dias 17 e 21 de outubro. 

Durante o curso, os participantes aprenderam a costurar roupas femininas e masculinas

Na semana de 23 a 27 de outubro, o Senar formou outras oito novas costureiras, na Associação Comunitária de Defesa das Famílias do Bairro Fazendinha (Acodef). “A demanda surgiu com o objetivo de profissionalizar as mulheres das comunidades e proporcionar uma nova fonte de renda para as famílias das participantes”, declarou a analista de Relações com as Comunidades, Fernanda Correia.

Durante o curso, as novas costureiras confeccionaram duas peças do vestuário masculino: uma calça social e uma camisa de manga comprida. Aprenderam técnicas de costura para tecidos planos e a sequência de corte, costura e montagem completa das peças, a partir de moldes pré-definidos.  
Na avaliação da instrutora do Senar, Maria de Fátima Godinho, a melhor parte do curso é ver o interesse das participantes em aprender. “Nem todas as alunas sabiam costurar. Algumas começaram o curso sem saber cortar um tecido, mas todas se saíram bem e concluíram o curso com duas peças de roupa prontas, feitas por elas. Ver a alegria estampada no rosto de cada aluna do curso é muito gratificante. O interesse delas em aprender e ainda melhor quando elas dão conta de fazer as peças”, revelou Fátima .

Curso de pintura em Minas Novas na comunidade de Ribeirão dos Santos

Pintura em tecido

Em Minas Novas, o curso de Pintura em Tecidos do Senar, com o apoio da Aperam BioEnergia, certificou 12 mulheres da comunidade de Ribeirão dos Santos, de 31 de outubro a 3 de novembro. Com carga horária de 32 horas, as aulas abordaram os valores da cultura local até chegar às técnicas de pintura.  Em quatro dias de curso, as participantes aprenderam a identificar as fibras têxteis, a preparar os pincéis, a formar e combinar as cores e conheceram técnicas de pintura com efeitos de luz e sombra. O curso incluiu os benefícios da produção, comparando os recursos gastos ao valor de mercado de cada peça, verificando vantagens e desvantagens e o grau de satisfação.

Novos cursos em Itamarandiba

A Acodef irá receber outros módulos do curso de Corte e Costura nos próximos meses, em data a ser previamente agendada. Novos cursos do Senar serão promovidos com o apoio da Aperam BioEnergia e do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, até o fim deste ano.

A comunidade de Santana receberá o curso de Apicultura Básica, de 13 a 17 de novembro. Quem mora em Mandingueiro poderá se profissionalizar nos cursos de Recuperação de Nascentes, de 23 a 25 de novembro, e de Horta Caseira, entre 11 a 13 de dezembro. O curso de Horta Caseira encerra a programação do ano na comunidade de Bonfim, de 14 a 16 de dezembro.

Compartilhar: