Novidades da Aperam

Comitiva de uma das Escolas de Santa Joana visita Aperam BioEnergia

22/03/2018

Empresa abre suas portas para apresentar processos de produção do carvão vegetal utilizado como matéria-prima do aço verde

A equipe pedagógica da Escola Estadual Maria Raimunda Andrade Neves, localizada no distrito de Santa Joana, em Itamarandiba, foi a primeira comitiva a participar do projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia” em 2018. O grupo foi conduzido à uma visita de campo, no último sábado (17/03), nas áreas da unidade da Aperam BioEnergia do município para conhecer os processos sustentáveis de produção do carvão vegetal, utilizado como matéria-prima na produção do Aço Verde.

Comitiva no Viveiro de Mudas em Itamarandiba

Da produção de mudas passando pelas fases de plantio e carbonização da madeira, bem como principais tecnologias empregadas no processo de gestão sustentável da Aperam BioEnergia foram apresentadas aos visitantes durante a visita.

A área técnica de Melhoramento Genético, o viveiro de mudas da Empresa e o Laboratório Entomológico, onde é feito o Controle Biológico de Pragas, foram as primeiras paradas da comitiva durante a visita à BioEnergia. Também puderam conhecer as áreas de plantio de mudas até chegar à Unidade de Produção de Energia São Bento, onde a comitiva observou algumas etapas do processo final de produção do carvão vegetal.

Investimentos

Em toda a visita, o conceito do Aço Verde, que é o produto final da Aperam produzido com carvão vegetal da Aperam BioEnergia, foi abordado, conforme explica o gestor de Relações com as Comunidades, Raimundo Lima. “Investimos em tecnologia de ponta para que os nossos processos sejam cada vez mais sustentáveis. Assim reforçamos o nosso compromisso com o meio ambiente e com as pessoas”, frisou o gestor.

Segundo a diretora da E.E. Maria Raimunda Andrade Neves, Cleia Capistrano Oliveira, para toda a equipe da unidade de ensino conhecer o processo de produção e as técnicas inovadoras da Aperam foi uma experiência enriquecedora. “É notória a preocupação da empresa e empenho dos profissionais em atender as propostas de preservação ambiental e a tentativa de minimizar os impactos”, elogiou.

Na avaliação da diretora, entre todos os processos os que mais lhes chamaram a atenção foram a seleção e clonagem das espécies, além do reaproveitamento da água da chuva, que contribui com o meio ambiente sustentável, e automação dos fornos de carbonização. “O investimento em pesquisa e os projetos pioneiros implantados na Empresa também merecem destaque, sendo uma busca cada vez maior pelo aperfeiçoamento dos processos de produção”, ressaltou Cleia. “Agradecemos a parceria da empresa com nossa escola por nos permitir um momento de aprendizagem para toda nossa equipe”, concluiu.

Compartilhar: